Biblioteca

Junta de Freguesia de Tavarede

Aproveitando o estado de confinamento a que estivemos sujeitos, procedemos à requalificação da biblioteca da Junta de Freguesia de Tavarede, que volta agora a abrir ao público com o espaço renovado e mais acolhedor.

Instalada em 2013 na antiga escola primária contígua à Junta de Freguesia, a biblioteca conta atualmente com um acervo de mais de 2.950 livros, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como as Ciências Puras, as Ciências Sociais e Humanas, Literatura, Tecnologia e um Fundo Local de Tavarede.

Para além do contacto com a literatura e outras áreas do conhecimento, a biblioteca constitui-se como um espaço para o enriquecimento cultural e um local de encontro da comunidade e assume assim uma função social, de aproximação das pessoas, permitindo a discussão e a troca de ideias sobre várias temáticas, facilitando a democratização e o desenvolvimento pleno da cidadania, num espaço onde todos são bem-vindos.

As bibliotecas são espaços privilegiados para o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura e para a promoção da leitura e dos seus inúmeros benefícios. É por isso essencial atrair e envolver o público com a biblioteca.

Neste sentido, torna-se necessário promover e divulgar a biblioteca junto da comunidade e organizar e dinamizar atividades como exposições e feiras entre outras.

Para usufruir deste espaço é apenas necessário o preenchimento de uma ficha de utilizador. A inscrição é grátis.

Para um eficaz funcionamento da biblioteca, são disponibilizados os seguintes serviços:

– Atendimento aos visitantes e auxílio à pesquisa;

– leitura no local, no horário de funcionamento da biblioteca. O espaço dispõe de lugares sentados para   

  maior conforto dos visitantes

– consulta local ao acervo;

– empréstimo domiciliário – permissão da retirada por período determinado;

Para mais informações, contactar a Junta de Freguesia, por telefone ou para o email atendimento@juntatavarede.pt